No lugar dessa review eu pretendia fazer um tutorial de “Como processar a Panini e ganhar 3 mil reais por danos morais”, mas aí o mangá chegou depois de TRÊS MESES de espera… Francamente, nunca mais assino nada deles. Mas deixando meus sentimentos de lado, vamos à review.

História

Há 107 anos atrás quase toda a humanidade foi devorada por humanoides gigantes conhecidos como titãs. Seus ancestrais, então, ergueram sólidas muralhas de mais de 50 metros que os titãs eram incapazes de atravessar. Porém, isso acabou com a súbita aparição de um titã colossal que destruiu uma das muralhas. Cinco anos depois da tragédia, alguns seres humanos estão dispostos a mudar  história e formar um exército contra aos seres assassinos no mundo exterior, para prevenir que novos ataques aconteçam. É assim que entra Eren, o protagonista, que após ver sua mãe ser devorada por um gigante decide que não deixará nenhum titã vivo e buscará sua vingança completa.

Informações técnicas

Ataque dos Titãs 1
進撃の巨人 (Shingeki no Kyojin)
Autor: Hajime Isayama
Editora: Panini Comics – Planet MangaDemografia: Shounen (Bessatsu Shonen Magazine)
Periodicidade: Bimestral
Em andamento no Japão com 11 volumes
Formato: 13,7 x 20 cm, 192 páginas
Preço: R$ 11,90
Impróprio para menores de 16 anos
Capa: cartão
Papel: Pisa Brite
Com marca páginas.
Tradução: Erika Abreu
Letras: Beth Kodama
Edição: Beth Kodama e Diego M. Rodeguero

Capa

A capa e a contra-capa são iguais, o padrão de sempre. Possui impressão colorida na parte interna, o que achei um mimo (e o mangá não tem páginas coloridas, assim como o original). Agora, se tem uma coisa que eu acho legal é ficar comparando a capa com a original e com o trabalho das outras editoras que pegaram o título. Mas não se preocupem que não vou fazer um artigo científico sobre isso (falar muito). xD

Até que achei nossa capa bonitinha. Acredito que ideal é adaptar tudo para que fique semelhante ao original, mas se não der certo, concentra na harmonia das coisas. A Panini, diferente das outras editoras, optou por uma fonte simples no título, colocando o nome original por baixo, bem sutil, que nem fizeram em Black Butler. Aliás, sobre o título até hoje não sei se a real tradução é “Ataque dos Titãs” ou “Ataque aos Titãs”. Afinal, quem tá atacando aí!? ( ಠ_ಠ)

Tradução e adaptação

O texto não possui honoríficos e flui naturalmente, de forma que fará o mangá ser entendido e vendido pra todo mundo e não só pra um único nicho. Outra coisa, os “sons” são em hiragana com um “Oooh” ou um “Pish!” no cantinho, bem sutil, diferente de Naruto que é tudo refeito e fica num estilo americano (gente, pra quê aquilo…).

O mangá

Eu só conhecia a história pelo anime. Cheguei a olhar por curiosidade um capítulo mais adiantando de uma scan e só. Eu estava preparada, principalmente, para um traço horroroso, porque foi o que me falaram: “o autor não tem um traço espetacular, mas melhora com o tempo”. Acontece que a raw que eu vi era um capítulo de batalha e de baixa qualidade, onde tava tudo distorcido. Eu esperava pior que isso, mas surpreendentemente o traço é muito bom.

Em que mundo isso é ruim???

Quanto a história não tenho o que criticar, todo mundo já conhece o sucesso da série sobre monstros humanoides gigantes que travam batalhas contra soldados que podem voar graças aos seus equipamentos cools. A adaptação do anime sem dúvida, ajudou a impulsionar a popularidade pelo mundo como uma tempestade e graças a isso tivemos o manga no nosso país também. E eu fui contagiada.
Sobre o ritmo da história, no primeiro volume, é diferente de como foi contado no anime. Algumas coisas acontecem igual, outras acontecem diferente e algumas nem existem no anime. Um ótimo motivo pra quem viu o anime, ler o manga.

Outra coisa muito legal do manga (e que é uma das maiores razões de eu ter comprado) são as páginas com informações técnicas sobre coisas dentro da história, como, por exemplo, o esquema explicando a estrutura das muralhas ou o detalhamento de como funciona o equipamento de batalha que os soldados utilizam. Quase parece um manual de “Faça você mesmo”. É bem interessante e o autor teve a ajuda de um amigo cientista para bolar tudo.

Outras considerações

O primeiro volume veio com um marcador de página, que nada mais é que um pedaço da capa, não se empolgue. Só que diferente dos marcadores da JBC, este vem com impressões diferentes dos dois lados. A lombada não tem nada de especial, basicamente vem o título, nº do volume, nome do autor e logomarca da editora.

Não repare no meu Black Butler em saquinho plástico, é que ele é especial. (๑´ლ`๑)

Considerações finais

Ataque dos Titãs é uma série de ação bem feita, inteligente e original. Se você quer desfrutar de uma história assim, tem duas opções: ver a animação ou ler o mangá. Se fosse eu em meu primeiro contato com a obra, assistira o anime, porque à primeira vista o traço do mangá não me empolgou (na época que começou a ficar famoso). Mas o fato de eu ter gostado da série e ainda, eu colecionar mangás, me fez comprar. De qualquer forma, tudo depende de como você quer conhecer a história. Olha só: é altamente recomendado. Mas NÃO ASSINE. O serviço de assinatura da Panini é uma merda aguada fedida e sempre será.
Até a próxima.

 

8 comentários em “[Manga] [Review] Ataque dos Titãs, da Panini

  1. Com exceção da original, realmente achei nossa capa superior a todas as outras (estou muito patriota? X3); Os outros países tentaram preservar a fonte do título original, mas creio que não funcionou muito bem, me lembrou grafite de rua (o・ε・o) e, em relação aos verdadeiros “atacantes”, também estou confusa XD hhaushuahs

    Curtir

  2. Também detestei o serviço da Panini. Eu liguei lá umas quatro vezes e todas as quatro vezes eles aumentavam o prazo de entrega em quatorze dias.
    Eu comprei dois dias depois que anunciaram a promoção da assinatura…
    Chegou dia quatro de janeiro e no pacote estava escrito que foi colocado no correio no dia 26 de dezembro e dia 29 – recebi dois e não sei exatamente o por que, apesar de terem chegado no mesmo dia.
    Apesar do serviço mequetrefe eu realmente gostei do mangá e fiquei com essa dúvida em relação ao título, mas está okay.
    Bom post (o・з・o)

    Curtir

  3. nossa, demorou tanto assim pra chegar? o.o, eu nunca assinei, prefiro comprar pela banca mesmo, assim vc pode escolher o volume em mãos, o mais bonitinho e etc, enfim, eu realmente acho que o anime “conserta” o mangá, por exemplo, eu sou MUITO decepcionado com o fato de que o mangá pula o treinamento deles e só coloca no volume 4, assim a gente nao consegue criar afeto aos personagens, e quando a gente se depara com aqueles eventos impactantes dos episodios 4,5 e 6, eu particulamento só senti o impacto por causa dos episodios anteriores que a gente pode conhecer os personagens e ver tudo que eles passaram, alguem que lê pelo mangá tenho certeza de que nao vai sentir nada porque vão mal conhecer os personagens, então eu fico muito frustrado com isso porque os episodios 4 e 5 foram a melhor e mais forte experiencia que eu ja tive assistindo algo, incluindo filmes, animes, tudo. foi bem impactante pra mim e eu queria muito que todos pudessem desfrutar disso e fico com pena de quem leu o mangá primeiro, ainda bem q o anime consertou D:

    Curtir

  4. *desculpa a demora pra responder (TωT )*
    E eu que liguei pra lá também umas três vezes e tudo que eles diziam era que iam enviar uma outra edição. 3 meses depois só chegou essa edição… só pode ter fã de SNK nos correios pra terem raptado as três edições enviadas, só pode…
    Nem vou renovar depois que receber as últimas edições.
    E que bom que gostou do post, brigada @Deliorati! (≧∪≦)

    Curtir

  5. Também achi, hehe. Combinou mais. (●´ω`●) Os outros até tentaram, mas não conseguiram adaptar à versão original.
    Também gostei do que fizeram no nome do autor, me lembrou o anime quando aparece, na abertura, a apresentação da staff.

    Curtir

  6. Nas bancas da minha cidade demora mais que três meses pra chegar, sem falar que tenho preguiça de ir lá… *e eles não aceitam cartão LOL*.
    Pois é, fico feliz de ter conhecido primeiro o anime porque se fosse o contrário, acho que teria desanimado logo. Coleciono o mangá porque a série tem meu respeito, mas leio especialmente por duas razões: aqueles espaços extras com descrições sobre as coisas do mundo de SNK; e porque quero continuar de onde parou o anime. *e ver meu Levi perfeito* :3 E mesmo que isso se supra com scans, eu as odeio *e tenho preguiça de acompanhar feverosamente. LOL*

    Curtir

Deixe um comentário

